Tecnologia das comunicações

Para planejamento-das-comunicacoes
As metodologias usadas para transferir informações entre as partes interessadas no projeto podem variar significativamente. Por exemplo, uma equipe de gerenciamento de projetos pode incluir desde conversas breves até reuniões demoradas ou incluir como métodos de comunicação desde simples documentos por escrito até itens que podem ser acessados on-line (por exemplo, cronogramas e bancos de dados). Os fatores da tecnologia das comunicações que podem afetar o projeto incluem:

  • A urgência da necessidade de informações. O sucesso do projeto depende da pronta disponibilidade de informações atualizadas freqüentemente ou relatórios por escrito emitidos regularmente seriam suficientes?
  • A disponibilidade de tecnologia. Os sistemas já implantados são adequados ou o projeto precisa de mudanças para poder dar suporte adequado?
  • A formação de pessoal esperada do projeto. Os sistemas de comunicações propostos são compatíveis com a experiência e especialização dos participantes do projeto ou há necessidade de treinamento e aprendizado extensos?
  • A duração do projeto. É provável que a tecnologia disponível mude antes de o projeto terminar?
  • O ambiente do projeto. A equipe se reúne e opera com a presença física dos membros ou em um ambiente virtual?

Referências: