Técnicas de representação e coleta de dados

Para analise-quantitativa-de-riscos
Entrevistas. As técnicas de entrevistas são usadas para quantificar a probabilidade e o impacto dos riscos nos objetivos do projeto. As informações necessárias dependem do tipo de distribuições de probabilidades que será usado. Por exemplo, as informações seriam coletadas nos cenários otimista (baixo), pessimista (alto) e mais provável para algumas distribuições comumente usadas, e a média e o desvio padrão para outras. Exemplos de estimativas de três pontos para uma estimativa de custos são mostrados na Figura 11-10. A documentação da análise lógica das faixas de risco é um componente importante da entrevista sobre riscos, porque ela pode fornecer informações sobre a confiabilidade e credibilidade da análise.
Figura 11-10. Faixa das estimativas de custos do projeto coletadas durante a entrevista sobre riscos
Distribuições de probabilidades. As distribuições contínuas de probabilidades representam a incerteza nos valores, como durações de atividades do cronograma e custos dos componentes do projeto. As distribuições discretas podem ser usadas para representar eventos incertos, como o resultado de um teste ou um cenário possível em uma árvore de decisão. Dois exemplos de distribuições contínuas amplamente usadas são mostrados na Figura 11-11. Essas distribuições assimétricas representam formas compatíveis com os dados normalmente desenvolvidos durante a análise de risco do projeto. As distribuições uniformes podem ser usadas se não houver nenhum valor evidente que seja mais provável do que qualquer outro entre os limites baixo e alto especificados, como no estágio inicial de conceito do projeto.
Figura 11-11. Exemplos de distribuições de probabilidades comumente usadas
Opinião especializada. Os especialistas no assunto, internos ou externos à organização, como especialistas em engenharia e estatística, validam os dados e as técnicas.

Referências: