F&T: Sistema de gerenciamento de configuração

Para desenvolver o plano de gerenciamento do projeto:
O sistema de gerenciamento de configuração é um subsistema do sistema de informações do gerenciamento de projetos global. O sistema inclui o processo para submeter as mudanças propostas, sistemas de acompanhamento para revisar e aprovar as mudanças propostas, definição dos níveis de aprovação para autorizar mudanças e fornecimento de um método para validar as mudanças aprovadas. Na maior parte das áreas de aplicação, o sistema de gerenciamento de configuração inclui o sistema de controle de mudanças. O sistema de gerenciamento de configuração é também um conjunto de procedimentos formais documentados usados para aplicar orientação e supervisão técnicas e administrativas para:

  • Identificar e documentar as características funcionais e físicas de um produto ou componente
  • Controlar quaisquer mudanças feitas nessas características
  • Registrar e relatar cada mudança e o andamento de sua implementação
  • Dar suporte à auditoria dos produtos ou componentes para verificar a conformidade com os requisitos.
  • Sistema de controle de mudanças

O sistema de controle de mudanças é um conjunto de procedimentos formais documentados que define como as entregas e a documentação do projeto são controladas, mudadas e aprovadas. O sistema de controle de mudanças é um subsistema do sistema de gerenciamento de configuração. Por exemplo, nos sistemas de tecnologia da informação, um sistema de controle de mudanças pode incluir as especificações (scripts, código fonte, linguagem de definição de dados, etc.) de cada componente de software.

Para controle-do-escopo:
Um sistema de gerenciamento de configuração formal fornece procedimentos para obtenção da situação das entregas e garante que as mudanças solicitadas no escopo do projeto e no escopo do produto serão cuidadosamente consideradas e documentadas, antes de serem processadas pelo processo Controle integrado de mudanças.

Referências: