F&T: Projeto de experimentos

Para planejamento-da-qualidade
O projeto de experimentos (DOE, design of experiments) é um método estatístico que ajuda a identificar quais fatores podem influenciar variáveis específicas de um produto ou processo em desenvolvimento ou em produção. Ele também desempenha um papel na otimização de produtos ou processos. Um exemplo disso seria o caso em que uma organização pode usar o DOE para reduzir a sensibilidade de desempenho do produto a fontes de variações causadas por diferenças ambientais ou de fabricação.
O aspecto mais importante dessa técnica é que ela fornece uma estrutura estatística para alterar sistematicamente todos os fatores importantes, em vez de alterar um fator de cada vez.
A análise dos dados experimentais deve fornecer as condições ideais para o produto ou processo, realçando os fatores que influenciam os resultados e revelando a presença de interações e sinergismos entre os fatores. Por exemplo, os projetistas de automóveis usam esta técnica para determinar qual combinação de suspensão e pneus produzirá as características de rodagem mais desejáveis a um custo razoável.

Referências: