F&T: Previsão

Para controle-de-custos
A previsão inclui a realização de estimativas ou prognósticos de condições futuras do projeto com base nas informações e no conhecimento disponíveis no momento da previsão. As previsões são geradas, atualizadas e refeitas com base nas informações sobre o desempenho do trabalho fornecidas conforme o projeto é executado e desenvolvido. As informações sobre o desempenho do trabalho se referem ao desempenho passado do projeto e a quaisquer informações que poderiam afetar o projeto no futuro, por exemplo, a estimativa no término e a estimativa para terminar.
Os parâmetros da técnica do valor agregado do ONT, o custo real ($CR^C$) até a data atual e o indicador de eficiência IDCC cumulativo são usados para calcular a EPT e a ENT, onde o ONT é igual ao VP total no término para uma atividade do cronograma, um pacote de trabalho, uma conta de controle ou outro componente da EAP.

Fórmula: $ONT = VP$ cumulativo total no término

As técnicas de previsão ajudam a avaliar os custos ou a quantidade de trabalho para terminar atividades do cronograma, o que é denominado ENT. As técnicas de previsão também ajudam a determinar a EPT, que é a estimativa para terminar o trabalho restante de uma atividade do cronograma, um pacote de trabalho ou uma conta de controle. Embora a técnica do valor agregado de determinação da ENT e da EPT seja rápida e automática, ela não é tão valiosa ou exata quanto uma previsão manual do trabalho restante a ser realizado pela equipe do projeto. A técnica de previsão da EPT baseada no fornecimento da estimativa para terminar pela organização executora é:

  • EPT baseada em nova estimativa. A EPT é igual à estimativa revisada para o trabalho restante, conforme determinado pela organização executora. Essa estimativa para terminar mais exata e abrangente é uma estimativa para terminar independente e não calculada de todo o trabalho restante e considera o desempenho ou a produção do(s) recurso(s) até a data atual. Alternativamente, para calcular a EPT usando dados de valor agregado, normalmente é usada uma destas duas fórmulas:
  • EPT baseada em variações atípicas. Esta abordagem é mais freqüentemente usada quando as variações atuais são consideradas atípicas e as expectativas da equipe de gerenciamento de projetos são de que variações semelhantes não irão ocorrer no futuro. A EPT é igual ao ONT menos o valor agregado cumulativo até a data atual ($VA^C$).

Fórmula: $EPT = (ONT - VA^C)$

  • EPT baseada em variações típicas. Esta abordagem é mais freqüentemente usada quando as variações atuais são consideradas típicas de variações futuras. A EPT é igual ao ONT menos o $VA^C$ cumulativo (o VP restante) dividido pelo índice de desempenho de custos cumulativo ($IDC^C$).

Fórmula: $EPT = (ONT - VA^C) / IDCC$

Uma ENT é uma previsão do valor total mais provável baseada no desempenho do projeto e na quantificação do risco. A ENT é o valor final total projetado ou antecipado de uma atividade do cronograma, um componente da EAP ou um projeto quando o trabalho definido do projeto é terminado. Uma técnica de previsão da ENT se baseia no fornecimento de uma estimativa no término pela organização executora:

  • ENT usando uma nova estimativa. A ENT é igual aos custos reais até a data atual ($CR^C$) mais uma nova EPT fornecida pela organização executora. Esta abordagem é mais freqüentemente usada quando o desempenho passado mostra que as premissas da estimativa original foram fundamentalmente falhas ou que não são mais relevantes devido a uma mudança nas condições.

Fórmula: $ENT = CR^C + EPT$

As duas técnicas de previsão mais comuns para o cálculo da ENT usando dados de valor agregado são alguma variação de:

  • ENT usando o orçamento restante. A ENT é igual ao $CR^C$ mais o orçamento necessário para terminar o trabalho restante, que é o orçamento no término (ONT) menos o valor agregado (VA). Esta abordagem é mais freqüentemente usada quando as variações atuais são consideradas atípicas e as expectativas da equipe de gerenciamento de projetos são de que variações semelhantes não irão ocorrer no futuro.

Fórmula: $ENT = CR^C + ONT - VA$

  • ENT usando $IDC^C$. A ENT é igual aos custos reais até a data atual ($CR^C$) mais o orçamento necessário para terminar o trabalho do projeto restante, que é o ONT menos o VA, modificado por um fator de desempenho (freqüentemente o $IDC^C$). Esta abordagem é mais freqüentemente usada quando as variações atuais são consideradas típicas de variações futuras.

Fórmula: $ENT = CR^ + ((ONT VA) / IDC^C)$

Cada uma dessas abordagens pode ser a correta para um determinado projeto e fornecerá à equipe de gerenciamento de projetos um sinal se as previsões da ENT não estiverem dentro das tolerâncias aceitáveis.

Referências:

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License