F&T: Negociação do contrato

Para selecionar-fornecedores
A negociação do contrato esclarece a estrutura e os requisitos do contrato de forma que seja possível alcançar um acordo mútuo antes da assinatura do contrato. A linguagem final do contrato reflete todos os acordos alcançados. Os assuntos tratados incluem responsabilidades e autoridades, termos e leis aplicáveis, abordagens de gerenciamento técnico e de negócios, direitos de propriedade, financiamento do contrato, solução técnica, cronograma global, pagamentos e preço. As negociações do contrato terminam com um documento que pode ser assinado pelo comprador e pelo fornecedor, ou seja, o contrato. O contrato final pode ser uma oferta revisada pelo fornecedor ou uma contra-oferta oferecida pelo comprador.

No caso de itens de aquisição complexos, a negociação do contrato pode ser um processo independente com suas próprias entradas (por exemplo, uma lista de problemas ou de itens abertos) e saídas (por exemplo, decisões documentadas). Para itens de aquisição simples, os termos e condições do contrato podem ser fixos e nãonegociáveis, e necessitam de aceitação somente pelo fornecedor.
É possível que o gerente de projetos não seja o negociador líder no contrato. O gerente de projetos e outros membros da equipe de gerenciamento de projetos podem estar presentes durante as negociações para fornecer, se necessário, algum esclarecimento em relação aos requisitos técnicos, de qualidade e de gerenciamento do projeto.