Secao III - Introdução

Fluxogramas de processo

Um fluxograma de processo é fornecido em cada capítulo de área de conhecimento (Capítulos 4 a 12). O fluxograma de processo é uma representação sumarizada das entradas e saídas do processo que passam por todos os processos dentro de uma área de conhecimento específica. Embora os processos estejam apresentados aqui como elementos distintos com interfaces bem definidas, na prática eles são iterativos e podem se sobrepor e interagir de maneiras não detalhadas aqui.

Clique na imagem para ampliá-la
Figura III-1. Legenda do fluxograma de processo

Os símbolos dos fluxogramas de processo são explicados na Figura III-1 e representam três tipos de informações:

  1. Os processos da área de conhecimento, sua interação com outros processos dentro da área de conhecimento e suas saídas para os processos de integração do Capítulo 4.
  2. Os processos externos à área de conhecimento, cujas saídas são usadas como entradas para os processos da área de conhecimento em discussão.
  3. Os ativos de processos organizacionais e os fatores ambientais da empresa são exibidos como entradas para o primeiro processo.

O plano de gerenciamento do projeto e seus planos e componentes auxiliares externos à área de conhecimento são fornecidos como entradas para o primeiro processo do diagrama e são considerados disponíveis em cada processo subseqüente em sua forma atualizada mais recente.

Os ativos de processos organizacionais e os fatores ambientais da empresa são exibidos como entradas para o primeiro processo para fornecer os itens de informação, política e procedimento que são externos ao projeto, mas que podem afetar o planejamento e a execução do projeto. Esses ativos e fatores, mais as saídas externas do processo usadas como entradas para um processo de área de conhecimento, também são considerados disponíveis em cada processo
subseqüente em sua forma atualizada mais recente.

O fluxograma de processo não está detalhado e não mostra todas as interfaces possíveis com todos os processos externos. Ele também não mostra os possíveis caminhos de fluxo de processos ou loops de feedback alternativos entre os processos da área de conhecimento específica ou com processos externos à área de conhecimento. A natureza iterativa da maior parte dos projetos traz muita complexidade a trocas de fluxos de processos e loops de feedback.

Portanto, para que fosse mais fácil seguir os fluxogramas, os caminhos alternativos ou iterativos não
foram incluídos nos diagramas.

Figura III-2. Os três principais documentos do projeto e sua relação com seus componentes

Principais documentos do projeto

Existem três documentos principais descritos no Guia PMBOK® e cada um deles possui um objetivo específico:

  • Termo de abertura do projeto. Autoriza formalmente o projeto.
  • Declaração do escopo do projeto. Determina qual trabalho deverá ser realizado e quais entregas precisam ser produzidas.
  • Plano de gerenciamento do projeto. Determina como o trabalho será realizado.

A Figura III-2 representa esses três documentos e sua relação com seus componentes.
O plano de gerenciamento do projeto é formado pelos planos e documentos gerados pelos diversos processos. Esses itens são os planos e componentes auxiliares do plano de gerenciamento do projeto.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License