Glossario P
A An Ap B C Ci Com Cr D E F G H-I L M N O P R S T-U V

Pacote de planejamento / Planning Package.
Um componente da EAP abaixo da conta de controle com conteúdo de trabalho conhecido, mas sem atividades do cronograma detalhadas. Veja também conta de controle.

Pacote de trabalho / Work Package.
Uma entrega ou componente do trabalho do projeto no nível mais baixo de cada ramo da estrutura analítica do projeto. O pacote de trabalho inclui as atividades do cronograma e os marcos do cronograma necessários para terminar a entrega do pacote de trabalho ou o componente do trabalho do projeto. Veja também conta de controle.

Paralelismo / Fast Tracking [Técnica].
Uma técnica de compressão do cronograma de um projeto específico que altera a lógica de rede para sobrepor fases que normalmente seriam realizadas em seqüência, como a fase de projeto e a fase de construção, ou para realizar atividades do cronograma em paralelo. Veja compressão do cronograma e também compressão.

Partes interessadas / Stakeholder.
Pessoas e organizações, como clientes, patrocinadores, organizações executoras e o público, que estejam ativamente envolvidas no projeto ou cujos interesses possam ser afetados de forma positiva ou negativa pela execução ou término do projeto. Elas podem também exercer influência sobre o projeto e suas entregas.

Partes interessadas no projeto / Project Stakeholder.
Veja partes interessadas.

Patrocinador / Sponsor.
A pessoa ou o grupo que fornece os recursos financeiros, em dinheiro ou em espécie, para o projeto.

Patrocinador do projeto / Project Sponsor.
Veja patrocinador.

Percentual completo (PC ou PCT) / Percent Complete (PC or PCT).
Uma estimativa, expressa como percentual, da quantidade de trabalho terminado em uma atividade ou um componente da estrutura analítica do projeto.

Planejamento da qualidade / Quality Planning [Processo].
O processo de identificação dos padrões de qualidade relevantes para o projeto e de determinação de como satisfazê-los.

Planejamento das comunicações / Communications Planning [Processo].
O processo de determinação das necessidades de informação e de comunicação das partes interessadas no projeto: quem são, qual é seu nível de interesse e influência no projeto, quem precisa de qual informação, quando ela será necessária e como ela será fornecida.

Planejamento de recursos / Resource Planning.
Veja estimativa de recursos da atividade.

Planejamento de recursos humanos / Human Resource Planning [Processo].
O processo de identificação e documentação de funções, responsabilidades e relações hierárquicas do projeto, além da criação do plano de gerenciamento de pessoal.

Planejamento de respostas a riscos / Risk Response Planning [Processo].
O processo de desenvolvimento de opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto.

Planejamento do escopo / Scope Planning [Processo].
O processo de criação de um plano de gerenciamento do escopo do projeto.

Planejamento do gerenciamento de riscos / Risk Management Planning [Processo].
O processo de decisão de como abordar, planejar e executar as atividades de gerenciamento de riscos de um projeto.

Planejamento em ondas sucessivas / Rolling Wave Planning [Técnica].
Uma forma de planejamento de elaboração progressiva em que o trabalho que será realizado a curto prazo é planejado em detalhes em um nível baixo da estrutura analítica do projeto, enquanto o trabalho distante no futuro é planejado em um nível relativamente alto da estrutura analítica do projeto. Porém, o planejamento detalhado do trabalho a ser realizado dentro de mais um ou dois períodos no futuro próximo é feito conforme o trabalho está sendo terminado durante o período atual.

Planejar compras e aquisições / Plan Purchases and Acquisitions [Processo].
O processo de determinação do que comprar ou adquirir e de quando e como fazer isso. Planejar contratações / Plan Contracting [Processo]. O processo de documentação dos requisitos de produtos, serviços e resultados e identificação de possíveis fornecedores.

Plano de contas / Chart of Accounts [Ferramenta].
Qualquer sistema de numeração utilizado para monitorar os custos do projeto* por categoria (por exemplo, mão-de-obra, suprimentos, materiais e equipamentos). O plano de contas do projeto normalmente se baseia no plano de contas empresarial da organização executora principal. Compare com código de contas.

Plano de contas de controle (PCC) / Control Account Plan (CAP) [Ferramenta].
Um plano para todo o trabalho e esforço a serem realizados em uma conta de controle. Cada PCC possui uma declaração do trabalho definitiva, um cronograma e um orçamento dividido em fases. Anteriormente denominado Plano de contas de custos.

Plano de gerenciamento da qualidade / Quality Management Plan [Saídas/Entradas].
O plano de gerenciamento da qualidade descreve como a equipe de gerenciamento de projetos implementará a política de qualidade da organização executora. O plano de gerenciamento da qualidade faz parte ou é um plano auxiliar do plano de gerenciamento do projeto. O plano de gerenciamento da qualidade pode ser formal ou informal, bem detalhado ou genérico, dependendo dos requisitos do projeto.

Plano de gerenciamento das comunicações / Communication Management Plan [Saídas/Entradas].
O documento que descreve: as necessidades de comunicação e as expectativas para o projeto, como e em que formato as informações serão comunicadas, quando e onde será feita cada comunicação e quem é responsável pelo fornecimento de cada tipo de comunicação. Um plano de gerenciamento das comunicações pode ser formal ou informal, bem detalhado ou genérico, dependendo das necessidades das partes interessadas no projeto. O plano de gerenciamento das comunicações faz parte ou é um plano auxiliar do plano de gerenciamento do projeto.

Plano de gerenciamento de aquisições / Procurement Management Plan [Saídas/Entradas].
O documento que descreve como serão gerenciados os processos de aquisição, desde o desenvolvimento da documentação da aquisição até o encerramento do contrato.

Plano de gerenciamento de contratos / Contract Management Plan [Saídas/Entradas].
O documento que descreve como um contrato específico será administrado e pode incluir itens como entrega de documentação necessária e requisitos de desempenho. Um plano de gerenciamento de contratos pode ser formal ou informal, bem detalhado ou genérico, dependendo dos requisitos do contrato. Cada plano de gerenciamento de contratos é um plano auxiliar do plano de gerenciamento do projeto.

Plano de gerenciamento de custos / Cost Management Plan [Saídas/Entradas].
O documento que define o formato e estabelece as atividades e os critérios de planejamento, estruturação e controle dos custos do projeto. Um plano de gerenciamento de custos pode ser formal ou informal, bem detalhado ou genérico, dependendo das necessidades das partes interessadas no projeto. O plano de gerenciamento de custos faz parte ou é um plano auxiliar do plano de gerenciamento do projeto.

Plano de gerenciamento de pessoal / Staffing Management Plan [Processo].
O documento que descreve quando e como os recursos humanos necessários serão atingidos. Ele faz parte ou é um plano auxiliar do plano de gerenciamento do projeto. O plano de gerenciamento de pessoal pode ser informal e genérico ou formal e bem detalhado, dependendo das necessidades do projeto. As informações no plano de gerenciamento de pessoal variam de acordo com a área de aplicação e o tamanho do projeto.

Plano de gerenciamento de riscos / Risk Management Plan [Saídas/Entradas].
O documento que descreve como o gerenciamento de riscos do projeto será estruturado e realizado no projeto. Ele faz parte ou é um plano auxiliar do plano de gerenciamento do projeto. O plano de gerenciamento de riscos pode ser informal e genérico ou formal e bem detalhado, dependendo das necessidades do projeto. As informações no plano de gerenciamento de riscos variam de acordo com a área de aplicação e o tamanho do projeto. O plano de gerenciamento de riscos é diferente do registro de riscos, que contém a lista de riscos do projeto, os resultados da análise de risco e as respostas a riscos.

Plano de gerenciamento do cronograma / Schedule Management Plan [Saídas/Entradas].
O documento que estabelece os critérios e as atividades para o desenvolvimento e o controle do cronograma do projeto. Ele faz parte ou é um plano auxiliar do plano de gerenciamento do projeto. O plano de gerenciamento do cronograma pode ser formal ou informal, bem detalhado ou genérico, dependendo das necessidades do projeto.

Plano de gerenciamento do escopo do projeto / Project Scope Management Plan [Saídas/Entradas].
O documento que descreve como o escopo do projeto será definido, desenvolvido e verificado e como a estrutura analítica do projeto será criada e definida, e que fornece orientação sobre como o escopo do projeto será gerenciado e controlado pela equipe de gerenciamento de projetos. Ele faz parte ou é um plano auxiliar do plano de gerenciamento do projeto. O plano de gerenciamento do escopo do projeto pode ser informal e genérico ou formal e bem detalhado, dependendo das necessidades do projeto.

Plano de gerenciamento do projeto / Project Management Plan [Saídas/Entradas].
Um documento formal e aprovado que define como o projeto é executado, monitorado e controlado. Ele pode ser resumido ou detalhado e pode ser formado por um ou mais planos de gerenciamento auxiliares e outros documentos de planejamento.

Portfólio / Portfolio.
Um conjunto de projetos ou programas e outros trabalhos agrupados para facilitar o gerenciamento eficaz desse trabalho a fim de atender aos objetivos de negócios estratégicos. Os projetos ou programas do portfólio podem não ser necessariamente interdependentes ou diretamente relacionados.

Prática / Practice.
Um tipo específico de atividade profissional ou de gerenciamento que contribui para a execução de um processo e que pode empregar uma ou mais técnicas e ferramentas.

Premissas / Assumptions [Saídas/Entradas].
Premissas são fatores que, para fins de planejamento, são considerados verdadeiros, reais ou certos sem prova ou demonstração. As premissas afetam todos os aspectos do planejamento do projeto e fazem parte da elaboração progressiva do projeto. Freqüentemente, as equipes do projeto identificam, documentam e validam as premissas durante o processo de planejamento. Geralmente, as premissas envolvem um grau de risco.

Prevenção de riscos / Risk Avoidance [Técnica].
Uma técnica de planejamento de respostas a riscos* para uma ameaça que cria mudanças no plano de gerenciamento do projeto destinadas a eliminar o risco ou proteger os objetivos do projeto de seu impacto. Em geral, a prevenção de riscos envolve o relaxamento dos objetivos de tempo, custo, escopo ou qualidade.

Previsões / Forecasts.
Estimativas ou prognósticos de condições e eventos futuros do projeto com base nas informações e no conhecimento disponíveis no momento da previsão. As previsões são atualizadas e refeitas com base nas informações sobre o desempenho do trabalho fornecidas conforme o projeto é executado. As informações se baseiam no desempenho passado e no desempenho futuro esperado do projeto e incluem dados que poderiam afetar o projeto no futuro, como estimativa no término e estimativa para terminar.

Problema / Issue.
Um ponto ou assunto em discussão ou em disputa ou um ponto ou assunto que não está resolvido e está sob discussão ou sobre o qual existem pontos de vista opostos ou desacordos.

Procedimento / Procedure.
Uma série de passos seguidos em uma ordem definitiva regular para realizar alguma coisa.

Procedimento documentado / Documented Procedure.
Uma descrição por escrito formalizada de como deve ser executada uma atividade, um processo, uma técnica ou uma metodologia. Processo / Process. Um conjunto de ações e atividades inter-relacionadas realizadas para obter um conjunto especificado de produtos, resultados ou serviços.

Processo de área de conhecimento / Knowledge Area Process.
Um processo de gerenciamento de projetos identificável dentro de uma área de conhecimento. Processo de gerenciamento de projetos / Project Management Process. Um dos 44 processos exclusivos do gerenciamento de projetos e descritos no Guia do PMBOK®.

Processos de encerramento / Closing Processes [Grupo de processos].
Os processos realizados para finalizar formalmente todas as atividades de um projeto ou fase e transferir o produto terminado para outros ou encerrar um projeto cancelado.

Processos de execução / Executing Processes [Grupo de processos].
Os processos realizados para terminar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para atingir os objetivos do projeto definidos na declaração do escopo do projeto.

Processos de iniciação / Initiating Processes [Grupo de processos].
Os processos realizados para autorizar e definir o escopo de uma nova fase ou projeto ou que podem resultar na continuação de um trabalho de projeto interrompido. Em geral, é realizado um grande número de processos de iniciação fora do escopo de controle do projeto pelos processos de organização, programa ou portfólio, e esses processos fornecem as entradas para o grupo de processos de iniciação do projeto.

Processos de monitoramento e controle / Monitoring and Controlling Processes [Grupo de processos].
Os processos realizados para medir e monitorar a execução do projeto* de modo que seja possível tomar ações corretivas quando necessário para controlar a execução da fase ou do projeto.

Processos de planejamento / Planning Processes [Grupo de processos].
Os processos realizados para definir e amadurecer o escopo do projeto, desenvolver o plano de gerenciamento do projeto e identificar e programar as atividades do projeto* que ocorrem dentro do projeto. Produto / Product. Um objeto produzido, quantificável e que pode ser um item final ou um item componente. Produtos também são chamados de materiais ou bens. Compare com resultado e serviço. Veja também entrega.

Profissional de gerenciamento de projetos / Project Management Professional (PMP®).
Uma pessoa que tenha recebido a certificação de PMP® do Project Management Institute (PMI®).

Programa / Program.
Um grupo de projetos relacionados gerenciados de modo coordenado para a obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente. Programas podem incluir elementos de trabalho relacionado fora do escopo dos projetos distintos no programa.

Projeto / Project.
Um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Provisão para contingências / Contingency Allowance.
Veja reserva.

Qualidade / Quality.
O grau com que um conjunto de características inerentes atende aos requisitos.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License