Glossario O
A An Ap B C Ci Com Cr D E F G H-I L M N O P R S T-U V

Objetivo / Objective.
Algo em cuja direção o trabalho deve ser orientado, uma posição estratégica a ser alcançada ou um objetivo a ser atingido, um resultado a ser obtido, um produto a ser produzido ou um serviço a ser realizado.

Operações / Operations.
Uma função organizacional que realiza a execução contínua de atividades que produzem o mesmo produto ou fornecem um serviço repetitivo. Exemplos: operações de produção, operações de fabricação e operações de contabilidade.

Opinião especializada / Expert Judgment [Técnica].
Opinião fornecida com base em especialização em uma área de aplicação, área de conhecimento, disciplina, setor, etc. conforme adequado para a atividade que está sendo realizada. Essa especialização pode ser oferecida por qualquer grupo ou pessoa com formação, conhecimento, habilidade, experiência ou treinamento especializado e está disponível a partir de diversas fontes, inclusive: outras unidades dentro da organização executora, consultores, partes interessadas, inclusive clientes, associações profissionais e técnicas, e setores.

Oportunidade / Opportunity.
Uma condição ou situação favorável para o projeto, um conjunto positivo de circunstâncias, um conjunto positivo de eventos, um risco que terá impacto positivo nos objetivos do projeto ou uma possibilidade de mudanças positivas. Compare com ameaça.

Orçamentação / Cost Budgeting [Processo].
O processo de agregação dos custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos.

Orçamento / Budget.
A estimativa aprovada para o projeto ou qualquer componente da estrutura analítica do projeto ou atividade do cronograma. Veja também estimativa.

Orçamento no término (ONT) / Budget at Completion (BAC).
A soma de todos os valores de orçamento estabelecidos para o trabalho a ser realizado em um projeto, componente da estrutura analítica do projeto ou atividade do cronograma. O valor planejado total do projeto.

Organização / Organization.
Um grupo de pessoas organizadas para algum objetivo ou para realizar algum tipo de trabalho dentro de uma empresa.

Organização executora / Performing Organization.
A empresa cujos funcionários estão mais diretamente envolvidos na execução do trabalho do projeto.

Organização funcional / Functional Organization.
Uma organização hierárquica em que cada funcionário tem um superior bem definido; os funcionários são agrupados por áreas de especialização e gerenciados por uma pessoa especializada nessa área.

Organização matricial / Matrix Organization.
Qualquer estrutura organizacional na qual o gerente de projetos divide as responsabilidades com os gerentes funcionais para atribuição de prioridades e orientação do trabalho das pessoas designadas para o projeto.

Organização por projeto / Projectized Organization.
Qualquer estrutura organizacional na qual o gerente de projetos possui autoridade total para atribuir prioridades, aplicar recursos e orientar o trabalho das pessoas designadas para o projeto.

Organograma (ORG) / Organizational Breakdown Structure (OBS) [Ferramenta].
Uma descrição hierarquicamente organizada da organização do projeto disposta de forma a relacionar os pacotes de trabalho com as unidades organizacionais executoras. (Às vezes, o ORG é escrito como Estrutura analítica da organização, com a mesma definição.)

Organograma / Organization Chart [Ferramenta].
Um método para representar inter-relacionamentos entre um grupo de pessoas que trabalham juntas para um objetivo comum.

Organograma do projeto / Project Organization Chart [Saídas/Entradas].
Um documento que representa graficamente os membros da equipe do projeto e seus inter-relacionamentos para um projeto específico.

Orientar e gerenciar a execução do projeto / Direct and Manage Project Execution [Processo].
O processo de execução do trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para atingir os requisitos do projeto definidos na declaração do escopo do projeto.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License