Glossário M
A An Ap B C Ci Com Cr D E F G H-I L M N O P R S T-U V

Marco / Milestone.
Um ponto ou evento significativo no projeto. Veja também marco do cronograma.

Marco do cronograma / Schedule Milestone.
Um evento significativo no cronograma do projeto, como um evento que limita o trabalho futuro ou que termina uma entrega importante. Um marco do cronograma possui duração nula. Às vezes chamado de atividade-marco. Veja também marco.

Material / Materiel.
O conjunto de objetos usados por uma organização em qualquer empreendimento, como equipamentos, dispositivos, ferramentas, máquinas, aparelhos, materiais e suprimentos.

Matriz de probabilidade e impacto / Probability and Impact Matrix [Ferramenta].
Uma forma comum de determinar se um risco é considerado baixo, moderado ou alto através da combinação das duas dimensões de um risco: sua probabilidade de ocorrência e seu impacto nos objetivos, caso ocorra.

Matriz de responsabilidades (MR) / Responsibility Assignment Matrix (RAM) [Ferramenta].
Uma estrutura que relaciona o organograma do projeto com a estrutura analítica do projeto para ajudar a garantir que cada componente do escopo de trabalho do projeto seja atribuído a uma pessoa responsável.

Medição de desempenho técnico / Technical Performance Measurement [Técnica].
Uma técnica de medição de desempenho que compara as realizações técnicas durante a execução do projeto com o cronograma de realizações técnicas planejadas do plano de gerenciamento do projeto. Ela pode usar parâmetros técnicos importantes do produto produzido pelo projeto como uma métrica de qualidade. Os valores medidos obtidos fazem parte das informações sobre o desempenho do trabalho.

Membros da equipe / Team Members.
Veja membros da equipe do projeto.

Membros da equipe do projeto / Project Team Members.
As pessoas que se reportam direta ou indiretamente ao gerente de projetos e que são responsáveis pela realização do trabalho do projeto como parte normal das tarefas que lhes foram atribuídas.

Método da cadeia crítica / Critical Chain Method [Técnica].
Uma técnica de análise de rede do cronograma* que modifica o cronograma do projeto para que leve em conta recursos limitados. O método da cadeia crítica mistura abordagens determinísticas e probabilísticas da análise de rede do cronograma.

Método do caminho crítico (CPM) / Critical Path Method (CPM) [Técnica].
Uma técnica de análise de rede do cronograma* usada para determinar a flexibilidade na elaboração de cronogramas (a quantidade de folga) nos diversos caminhos lógicos de rede na rede do cronograma do projeto e para determinar a duração mínima total do projeto. As datas de início e de término mais cedo* são calculadas através de um caminho de ida, usando uma data de início especificada. As datas de início e de término mais tarde* são calculadas através de um caminho de volta, começando de uma data de término especificada, que ocasionalmente é a data de término mais cedo do projeto determinada durante o cálculo do caminho de ida.

Método do diagrama de precedência (MDP) / Precedence Diagramming Method (PDM) [Técnica].
Uma técnica de diagramação de rede do cronograma onde as atividades do cronograma são representadas por caixas (ou nós). As atividades do cronograma são graficamente ligadas por um ou mais relacionamentos lógicos para demonstrar a seqüência em que as atividades devem ser realizadas.

Método do diagrama de setas (MDS) / Arrow Diagramming Method (ADM) [Técnica].
Uma técnica de diagramação de rede do cronograma onde as atividades do cronograma são representadas por setas. A extremidade final da seta representa o início, e a cabeça representa o término da atividade do cronograma. (O comprimento da seta não representa a duração prevista da atividade do cronograma.) As atividades do cronograma são conectadas em pontos chamados de nós (normalmente representados por pequenos círculos) para ilustrar a seqüência prevista para a realização das atividades do cronograma. Veja também método do diagrama de precedência.

Metodologia / Methodology.
Um sistema de práticas, técnicas, procedimentos e regras usado pelas pessoas que trabalham em uma disciplina.

Mitigação de riscos / Risk Mitigation [Técnica].
Uma técnica de planejamento de respostas a riscos* associada às ameaças que busca reduzir a probabilidade de ocorrência ou o impacto de um risco a um nível abaixo do limite aceitável.

Modelo / Template.
Um documento parcialmente completo em um formato predefinido que fornece uma estrutura definida para coletar, organizar e apresentar informações e dados. Os modelos geralmente se baseiam em documentos criados durante projetos anteriores. Os modelos podem reduzir o esforço necessário para realizar um trabalho e aumentar a consistência dos resultados.

Modelo de cronograma / Schedule Model [Ferramenta].
Um modelo usado junto com métodos manuais ou software de gerenciamento de projetos para realizar uma análise de rede do cronograma a fim de gerar o cronograma do projeto, que será usado no gerenciamento da execução de um projeto. Veja também cronograma do projeto.

Monitoramento / Monitoring.
Veja monitorar.

Monitoramento e controle de riscos / Risk Monitoring and Control [Processo].
O processo de acompanhamento dos riscos identificados, monitoramento dos riscos residuais, identificação de novos riscos, execução de planos de respostas a riscos e avaliação de sua eficiência durante todo o ciclo de vida do projeto.

Monitorar / Monitor.
Coletar dados de desempenho do projeto referentes a um plano, produzir medições do desempenho e relatar e divulgar informações sobre o desempenho.

Monitorar e controlar o trabalho do projeto / Monitor and Control Project Work [Processo].
O processo de monitoramento e controle dos processos necessários para iniciar, planejar, executar e encerrar um projeto para atender aos objetivos de desempenho definidos no plano de gerenciamento do projeto e na declaração do escopo do projeto.

Mudança solicitada / Requested Change [Saídas/Entradas].
Uma solicitação de mudança formalmente documentada submetida a aprovação para o processo de controle integrado de mudanças. Compare com solicitação de mudança aprovada.

Mudanças do escopo / Scope Change.
Qualquer mudança no escopo do projeto. Uma mudança do escopo quase sempre exige um ajuste nos custos ou no cronograma do projeto.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License