Glossário - E
A An Ap B C Ci Com Cr D E F G H-I L M N O P R S T-U V

Elaboração de fluxogramas / Flowcharting [Técnica].
A representação em formato de diagrama das entradas, ações do processo e saídas de um ou mais processos em um sistema.

Elaboração progressiva / Progressive Elaboration [Técnica].
Melhoria e detalhamento contínuos de um plano conforme informações mais detalhadas e específicas e estimativas mais exatas tornam-se disponíveis conforme o projeto se desenvolve e, portanto, produção de planos mais exatos e completos que resultam de sucessivas iterações do processo de planejamento.

Empresa / Enterprise.
Uma companhia, unidade de negócios, firma, parceria, corporação ou agência governamental.

Encerramento do contrato / Contract Closure [Processo].
O processo de término e liquidação do contrato, inclusive a resolução de quaisquer itens em aberto e o encerramento de cada contrato.

Encerrar o projeto / Close Project [Processo].
O processo de finalização de todas as atividades entre todos os grupos de processos do projeto para encerrar formalmente o projeto ou a fase.

Engenharia de valor (EV) / Value Engineering (VE).
Uma abordagem criativa usada para otimizar os custos do ciclo de vida do projeto, economizar tempo, aumentar os lucros, melhorar a qualidade, ampliar a participação no mercado, solucionar problemas e/ou utilizar recursos de forma mais eficiente.

Entradas / Input [Entradas do processo].
Qualquer item, interno ou externo ao projeto, que é exigido por um processo antes que esse processo continue.** Pode ser uma saída de um processo predecessor.

Entrega / Deliverable [Saídas/Entradas].
Qualquer produto, resultado ou capacidade para realizar um serviço exclusivos e verificáveis que devem ser produzidos para terminar um processo, uma fase ou um projeto.** Muitas vezes utilizado mais especificamente com referência a uma entrega externa, que é uma entrega sujeita à aprovação do patrocinador ou do cliente do projeto.** Veja também produto, serviço e resultado.

Equipe de gerenciamento de projetos / Project Management Team.
Os membros da equipe do projeto que estão diretamente envolvidos nas atividades de gerenciamento de projetos.** Em alguns projetos menores, a equipe de gerenciamento de projetos pode incluir praticamente todos os membros da equipe do projeto.

Equipe do projeto / Project Team.
Todos os membros da equipe do projeto, inclusive a equipe de gerenciamento de projetos, o gerente de projetos e, para alguns projetos, o patrocinador do projeto.

Equipe virtual / Virtual Team.
Um grupo de pessoas com um objetivo compartilhado que executam suas funções sem se encontrarem pessoalmente na maior parte do tempo.** Diversas formas de tecnologia são freqüentemente usadas para facilitar a comunicação entre os membros da equipe.** As equipes virtuais podem ser formadas por pessoas separadas por grandes distâncias.

Escopo / Scope.
A soma dos produtos, serviços e resultados a serem fornecidos na forma de projeto.** Veja também escopo do projeto e escopo do produto.

Escopo do produto / Product Scope.
As características e funções que descrevem um produto, serviço ou resultado.

Escopo do projeto / Project Scope.
O trabalho que deve ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas.

Escritório de programas / Program Management Office (PMO).
O gerenciamento centralizado de um programa ou programas específicos de modo que o benefício da empresa seja realizado através de compartilhamento de recursos, metodologias, ferramentas e técnicas, e o foco de gerenciamento de projetos de alto nível relacionado.** Veja também escritório de projetos.

Escritório de projetos / Project Management Office (PMO).
Um corpo ou entidade organizacional à qual são atribuídas várias responsabilidades relacionadas ao gerenciamento centralizado e coordenado dos projetos sob seu domínio.** As responsabilidades de um PMO podem variar desde o fornecimento de funções de suporte ao gerenciamento de projetos até o gerenciamento direto de um projeto.** Veja também escritório de programas.

Esforço / Effort.
A quantidade de unidades de mão-de-obra necessárias para terminar uma atividade do cronograma ou um componente da estrutura analítica do projeto.** Normalmente expresso como equipe-horas, equipe-dias ou equipe-semanas.** Compare com duração.** Esforço distinto / Discrete Effort.** Esforço de trabalho diretamente identificável para o término de componentes específicos da estrutura analítica do projeto e entregas e que pode ser diretamente planejado e medido.** Compare com esforço distribuído.

Esforço distribuído (ED) / Apportioned Effort (AE).
Esforço aplicado ao trabalho do projeto que não pode ser facilmente dividido em esforços distintos para esse trabalho, mas que está diretamente relacionado a esforços de trabalho distintos mensuráveis.** Compare com esforço distinto.

Especificação / Specification.
Um documento que especifica, de maneira completa, precisa e verificável, requisitos, projeto, comportamento ou outras características de um sistema, componente, produto, resultado ou serviço e, com freqüência, os procedimentos para determinar se essas cláusulas foram satisfeitas.** Exemplos: especificação de requisitos, especificação de projeto, especificação de produto e especificação de testes.

Estimativa "bottom-up" / Bottom-up Estimating [Técnica].
Um método para estimar um componente do trabalho.** O trabalho é decomposto em partes mais detalhadas.** É preparada uma estimativa do que é necessário para atender aos requisitos de cada uma das partes inferiores e mais detalhadas do trabalho e, em seguida, essas estimativas são agregadas em uma quantidade total para o componente do trabalho.** A exatidão da estimativa "bottom-up" é determinada pelo tamanho e a complexidade do trabalho identificado nos níveis inferiores.** Em geral, escopos de trabalho menores aumentam a exatidão das estimativas.

Estimativa / Estimate [Saídas/Entradas].
Uma avaliação quantitativa da quantidade ou resultado provável.** Geralmente aplicada a custos, recursos, esforço e durações do projeto e é normalmente precedida de um modificador (ou seja, preliminar, conceitual, de viabilidade, de ordem de grandeza, definitiva).** Deve sempre incluir uma indicação de exatidão (por exemplo, ± x%).

Estimativa análoga / Analogous Estimating [Técnica].
Uma técnica de estimativa que usa os valores de parâmetros, como escopo, custo, orçamento e duração ou medidas de escala, como tamanho, peso e complexidade de uma atividade anterior semelhante como base para estimar o mesmo parâmetro ou medida para uma atividade futura.** Ela é freqüentemente usada para estimar um parâmetro quando existe uma quantidade limitada de informações detalhadas sobre o projeto (por exemplo, nas fases iniciais).** A estimativa análoga é uma forma de opinião especializada.** A estimativa análoga é mais confiável quando as atividades anteriores são verdadeiramente, e não apenas aparentemente, semelhantes e os membros da equipe do projeto que preparam as estimativas possuem a especialização necessária.

Estimativa de custos / Cost Estimating [Processo].
O processo de desenvolvimento de uma aproximação do custo dos recursos necessários para terminar as atividades do projeto*.

Estimativa de custos exeqüíveis / Should-Cost Estimate.
Uma estimativa do custo de um produto ou serviço utilizada para avaliar se o custo proposto por um possível fornecedor é razoável.

Estimativa de duração da atividade / Activity Duration Estimating [Processo].
O processo de estimativa do número de períodos de trabalho que serão necessários para terminar atividades do cronograma específicas.

Estimativa de recursos da atividade / Activity Resource Estimating [Processo].
O processo de estimativa de tipos e quantidades de recursos necessários para realizar cada atividade do cronograma.

Estimativa de três pontos / Three-Point Estimate [Técnica].
Uma técnica que usa três estimativas de custos ou duração para representar os cenários otimista, mais provável e pessimista.** Esta técnica é aplicada para melhorar a exatidão das estimativas de custos ou duração quando não há certeza em relação à atividade subjacente ou ao componente de custo.

Estimativa no término (ENT) / Estimate at Completion (EAC) [Saídas/Entradas].
O custo total previsto de uma atividade do cronograma, de um componente da estrutura analítica do projeto ou do projeto, quando o escopo definido do trabalho for terminado.** ENT é igual ao custo real (CR) mais a estimativa para terminar (EPT) de todo o trabalho restante.** ENT = CR mais EPT.** A ENT pode ser calculada com base no desempenho até a data em questão ou estimada pela equipe do projeto com base em outros fatores, caso em que é freqüentemente chamada de última estimativa revisada.** Veja também técnica do valor agregado e estimativa para terminar.

Estimativa para terminar (EPT) / Estimate to Complete (ETC) [Saídas/Entradas].
O custo previsto necessário para terminar todo o trabalho restante de uma atividade do cronograma, um componente da estrutura analítica do projeto ou o projeto.** Veja também técnica do valor agregado e estimativa no término.

Estimativa paramétrica / Parametric Estimating [Técnica].**
Uma técnica de estimativa que utiliza uma relação estatística entre dados históricos e outras variáveis (por exemplo, metros quadrados em construção, linhas de código em desenvolvimento de software) para calcular uma estimativa para parâmetros da atividade, como escopo, custo, orçamento e duração.** Esta técnica pode produzir níveis mais altos de exatidão dependendo da sofisticação e dos dados subjacentes incorporados ao modelo.** Um exemplo do parâmetro de custo é multiplicar a quantidade planejada de trabalho a ser realizado pelo custo histórico por unidade para obter o custo estimado.

Estrutura analítica do projeto (EAP) / Work Breakdown Structure (WBS) [Saídas/Entradas].**
Uma decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas necessárias.** Ela organiza e define o escopo total do projeto.** Cada nível descendente representa uma definição cada vez mais detalhada do trabalho do projeto.** A EAP é decomposta em pacotes de trabalho.** A orientação da hierarquia para a entrega inclui entregas internas e externas.** Veja também pacote de trabalho, conta de controle, estrutura analítica do projeto contratado e estrutura analítica do resumo do projeto.

Estrutura analítica do projeto contratado (EAPC) / Contract Work Breakdown Structure (CWBS) [Saídas/Entradas].**
Uma parte da estrutura analítica do projeto para o projeto desenvolvida e mantida por um fornecedor que assina contrato para fornecer um subprojeto ou um componente do projeto.

Estrutura analítica do resumo do projeto (EARP) / Project Summary Work Breakdown Structure (PSWBS) [Ferramenta].**
Uma estrutura analítica do projeto para o projeto que é desenvolvida somente até o nível de detalhe do subprojeto dentro de algumas ramificações da EAP, e onde os detalhes desses subprojetos são fornecidos para que sejam usados pelas estruturas analíticas do projeto contratado.

Estrutura analítica dos recursos (EAR) / Resource Breakdown Structure (RBS).**
Uma estrutura hierárquica de recursos por categoria de recursos e tipo de recursos usada em cronogramas de nivelamento de recursos e para desenvolver cronogramas limitados por recursos, e que pode ser usada para identificar e analisar designações de recursos humanos do projeto.

Estrutura analítica dos riscos (EAR) / Risk Breakdown Structure (RBS) [Ferramenta].**
Uma representação organizada hierarquicamente dos riscos identificados do projeto* ordenados por categoria e subcategoria de risco que identifica as diversas áreas e causas de riscos potenciais.** A estrutura analítica dos riscos geralmente é adaptada para tipos específicos de projetos.

Evento / Event.**
Algo que acontece, uma ocorrência, um resultado.

Execução / Executing.**
Veja executar.

Execução / Execution.**
Veja executar.

Executar / Execute.**
Orientar, gerenciar, realizar e executar o trabalho do projeto, fornecer as entregas e fornecer informações sobre o desempenho do trabalho.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License