Glossário-Cr
A An Ap B C Ci Com Cr D E F G H-I L M N O P R S T-U V

Criar EAP (Estrutura analítica do projeto) / Create WBS (Work Breakdown Structure) [Processo].
O processo de subdivisão das principais entregas do projeto e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis.

Critérios / Criteria.
Normas, regras ou testes em que uma opinião ou decisão pode se basear ou pelos quais um produto, serviço, resultado ou processo pode ser avaliado.

Critérios de aceitação / Acceptance Criteria.
Os critérios, inclusive requisitos de desempenho e condições essenciais, que devem ser atendidos antes que as entregas do projeto sejam aceitas.

Cronograma / Schedule.
Veja cronograma do projeto e também modelo de cronograma.

Cronograma alvo / Target Schedule.
Um cronograma adotado para fins de comparação durante a análise de rede do cronograma, que pode ser diferente do cronograma de base. Veja também linha de base.

Cronograma de marcos / Milestone Schedule [Ferramenta].
Um cronograma sumarizado que identifica os principais marcos do cronograma. Veja também cronograma mestre.

Cronograma do projeto / Project Schedule [Saídas/Entradas].
As datas planejadas para realizar as atividades do cronograma e para atingir os marcos do cronograma.

Cronograma limitado por recursos / Resource-Limited Schedule.
Um cronograma de projeto no qual a atividade do cronograma e as datas de início e de término agendadas refletem a disponibilidade de recursos prevista. Um cronograma limitado por recursos não possui datas de início ou de término mais cedo ou mais tarde. A folga total do cronograma limitado por recursos é determinada pelo cálculo da diferença entre a data de término mais tarde do método do caminho crítico* e a data de término agendada limitada por recursos. Às vezes chamado de cronograma restrito por recursos. Veja também nivelamento de recursos.

Cronograma mestre / Master Schedule [Ferramenta].
Um cronograma sumarizado do projeto que identifica as principais entregas e componentes da estrutura analítica do projeto e os principais marcos do cronograma. Veja também cronograma de marcos.

Cronograma restrito por recursos / Resource-Constrained Schedule.
Veja cronograma limitado por recursos.

Curva S / S-Curve.
Representação gráfica dos custos cumulativos, horas de mão-de-obra, percentual de trabalho ou outras quantidades, indicando sua evolução no tempo. O nome se origina do formato parecido com um S da curva (mais plana no início e no final e mais inclinada no centro) gerada para representar um projeto que começa lentamente, se agiliza e em seguida diminui o ritmo. É também uma expressão usada para a provável distribuição cumulativa que é resultado de uma simulação, uma ferramenta da análise quantitativa de riscos.

Custo / Cost.
O valor monetário ou preço de uma atividade* ou componente do projeto que inclui o valor monetário dos recursos necessários para realizar e terminar a atividade ou o componente ou para produzir o componente. Um custo específico pode ser composto de uma combinação de componentes de custo, inclusive horas de mão-de-obra direta, outros custos diretos, horas de mão- de-obra indireta, outros custos indiretos e preço de aquisição. (No entanto, na metodologia de gerenciamento de valor agregado, em alguns casos, o termo custo pode representar apenas as horas de mão-de-obra sem conversão para valor monetário.) Veja também custo real e estimativa.

Custo da qualidade (CDQ) / Cost of Quality (COQ) [Técnica].
Determinação dos custos incorridos para garantir a qualidade. Os custos de prevenção e de avaliação (custo da conformidade) incluem custos de planejamento da qualidade, controle da qualidade (CQ) e garantia da qualidade para assegurar a conformidade com os requisitos (ou seja, treinamento, sistemas de CQ, etc.). Os custos de falhas (custo da não-conformidade) incluem custos para retrabalhar produtos, componentes ou processos que não estão em conformidade, custos de trabalho referente a garantia, de desperdício e de perda de reputação.

Custo mais percentual do custo (CMPC) / Cost-Plus-Percentage of Cost (CPPC).
Veja custo mais remuneração.

Custo mais remuneração (CMR) / Cost-Plus-Fee (CPF).
Um tipo de contrato de custos reembolsáveis em que o comprador reembolsa o fornecedor pelos custos permitidos ao fornecedor para a realização do trabalho contratado; o fornecedor também recebe uma remuneração calculada conforme combinado como percentual dos custos. A remuneração varia de acordo com o custo real.

Custo orçado do trabalho agendado (COTA) / Budgeted Cost of Work Scheduled (BCWS).
Veja valor planejado (VP).

Custo orçado do trabalho realizado (COTR) / Budgeted Cost of Work Performed (BCWP).
Veja valor agregado (VA).

Custo real (CR) / Actual Cost (AC).
Os custos totais realmente incorridos e registrados na realização do trabalho executado durante um determinado período de tempo para uma atividade do cronograma ou um componente da estrutura analítica do projeto. O custo real às vezes pode representar somente as horas de mão-de-obra direta, somente os custos diretos ou todos os custos, inclusive custos indiretos. Também chamado de custo real do trabalho realizado (CRTR). Veja também gerenciamento de valor agregado e técnica do valor agregado.

Custo real do trabalho realizado (CRTR) / Actual Cost of Work Performed (ACWP).
Veja custo real (CR).

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License