Glossario C
A An Ap B C Ci Com Cr D E F G H-I L M N O P R S T-U V

Calendário de projeto / Project Calendar.
Um calendário de dias ou turnos de trabalho, que estabelecem as datas nas quais as atividades do cronograma são trabalhadas, e de dias não trabalhados, que determinam as datas nas quais as atividades do cronograma estão ociosas. Normalmente define feriados, finais de semana e turnos. Veja também calendário de recurso.

Calendário de recurso / Resource Calendar.
Um calendário de dias trabalhados e não trabalhados que determina as datas nas quais cada recurso específico está ocioso ou pode estar ativo. Normalmente define feriados específicos do recurso e períodos de disponibilidade do recurso. Veja também calendário de projeto.

Caminho crítico / Critical Path [Saídas/Entradas].
Geralmente, mas não sempre, a seqüência de atividades do cronograma que determina a duração do projeto. Normalmente, é o caminho mais longo através do projeto. No entanto, um caminho crítico pode terminar, por exemplo, em um marco do cronograma que está no meio do cronograma do projeto e que possui uma restrição de cronograma de data imposta do tipo "prazo máximo para término". Veja também método do caminho crítico.

Caminho de ida / Forward Pass.
O cálculo das datas de início mais cedo e de término mais cedo para as partes incompletas de todas as atividades da rede. Veja também análise de rede do cronograma e caminho de volta.

Caminho de rede / Network Path.
Qualquer série contínua de atividades do cronograma conectadas a relacionamentos lógicos em um diagrama de rede do cronograma do projeto.

Caminho de volta / Backward Pass.
O cálculo das datas de término mais tarde e datas de início mais tarde para as partes incompletas de todas as atividades do cronograma. É determinado trabalhando- se em retrospectiva pela lógica de rede do cronograma a partir da data de conclusão do projeto. A data de conclusão pode ser calculada em um caminho de ida ou ser estabelecida pelo cliente ou patrocinador. Veja também análise de rede do cronograma.

Categoria de risco / Risk Category.
Um grupo de possíveis causas de riscos. As causas de riscos podem ser agrupadas em categorias como técnica, externa, organizacional, ambiental ou de gerenciamento de projetos. Uma categoria pode incluir subcategorias, como maturidade técnica, clima ou estimativa agressiva. Veja também estrutura analítica dos riscos.

Causa comum / Common Cause.
Uma fonte de variação inerente ao sistema e previsível. Em um gráfico de controle, aparece como parte de uma variação aleatória do processo (ou seja, uma variação de um processo que seria considerada normal ou não incomum) e é indicada por um padrão aleatório de pontos dentro dos limites de controle. Também chamada de causa aleatória. Compare com causa especial.

Causa especial / Special Cause.
Uma fonte de variação que não é inerente ao sistema, não é previsível e é intermitente. Ela pode ser atribuída a um defeito no sistema. Em um gráfico de controle, é indicada pelos pontos além dos limites de controle ou pelos padrões não-aleatórios dentro dos limites de controle. Também chamada de causa atribuível. Compare com causa comum.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License