Glossário-Ap
A An Ap B C Ci Com Cr D E F G H-I L M N O P R S T-U V

Aprovação / Approval.
Veja aprovar.

Aprovar / Approve.
O ato de formalmente confirmar, autorizar, ratificar ou concordar com alguma coisa.
Área de aplicação / Application Area. Uma categoria de projetos que possuem componentes comuns significativos, mas que não são necessários ou não estão presentes em todos os projetos. As áreas de aplicação são geralmente definidas em termos de produto (ou seja, por tecnologias ou métodos de produção semelhantes), tipo de cliente (ou seja, interno versus externo, governamental versus comercial) ou setor (ou seja, utilitários, automotivo, aeroespacial, tecnologias da informação). As áreas de aplicação podem se sobrepor.

Área de conhecimento em gerenciamento de projetos / Project Management Knowledge Area.
Uma área identificada de gerenciamento de projetos definida por seus requisitos de conhecimentos e descrita em termos dos processos que a compõem, suas práticas, entradas, saídas, ferramentas e técnicas.

Área de conhecimento, Gerenciamento de projetos / Knowledge Area, Project Management.
Veja Área de conhecimento em gerenciamento de projetos.

Até a presente data / As-of Date.
Veja data dos dados.

Atividade / Activity.
Um componente de trabalho realizado durante o andamento de um projeto. Veja também atividade do cronograma.

Atividade crítica / Critical Activity.
Qualquer atividade do cronograma em um caminho crítico de um cronograma do projeto. Mais comumente determinada através do método do caminho crítico. Embora algumas atividades sejam "críticas", no sentido literal, sem estar no caminho crítico, esse significado é raramente usado no contexto de projetos.

Atividade de resumo / Summary Activity.
Um grupo de atividades do cronograma agregadas relacionadas em algum nível de resumo e exibidas/relatadas como uma única atividade no nível de resumo. Veja também subprojeto e sub-rede.

Atividade do cronograma / Schedule Activity.
Um componente distinto agendado do trabalho realizado durante o andamento de um projeto. Uma atividade do cronograma tem normalmente uma estimativa de duração, de custos e de recursos necessários. As atividades do cronograma estão ligadas a outras atividades do cronograma ou marcos do cronograma através de relacionamentos lógicos e são decompostas a partir de pacotes de trabalho.

Atividade fantasma / Dummy Activity.
Uma atividade do cronograma com duração nula usada para demonstrar um relacionamento lógico no método do diagrama de setas. As atividades fantasmas são utilizadas quando não é possível representar os relacionamentos lógicos de forma completa ou correta com as setas de atividades do cronograma. Em geral, as atividades fantasmas são graficamente ilustradas como uma linha pontilhada com uma seta na ponta.

Atividade na seta (ANS) / Activity-on-Arrow (AOA).
Veja método do diagrama de setas.

Atividade no nó (ANN) / Activity-on-Node (AON).
Veja método do diagrama de precedência.

Atividade predecessora / Predecessor Activity.
A atividade do cronograma que determina quando a atividade sucessora lógica pode começar ou terminar.

Atividade quase crítica / Near-Critical Activity.
Uma atividade do cronograma que possui folga total baixa. O conceito de quase crítica é igualmente aplicável a uma atividade do cronograma ou a um caminho de rede do cronograma. O limite abaixo do qual a folga total é considerada quase crítica depende de opinião especializada e varia de projeto para projeto.

Atividade sucessora / Successor Activity.
A atividade do cronograma que vem após uma atividade predecessora, conforme determinado pelo relacionamento lógico entre elas.

Atividade sumarizadora / Hammock Activity.
Veja atividade de resumo.

Ativos de processos organizacionais / Organizational Process Assets [Saídas/Entradas].
Qualquer um ou todos os ativos relacionados a processos, de quaisquer ou todas as organizações envolvidas no projeto que são ou podem ser usados para influenciar o sucesso do projeto. Esses ativos de processos incluem planos formais ou informais, políticas, procedimentos e diretrizes. Os ativos do processo também incluem as bases de conhecimento das organizações, como lições aprendidas e informações históricas.

Atraso / Lag [Técnica].
Uma modificação de um relacionamento lógico que gera um atraso na atividade sucessora. Por exemplo, em uma dependência do tipo término para início com atraso de 10 dias, a atividade sucessora só pode ser iniciada 10 dias após a atividade predecessora ter terminado. Veja também antecipação.

Atributos da atividade / Activity Attributes [Saídas/Entradas].
Vários atributos associados a cada atividade do cronograma que pode ser incluída na lista de atividades. Os atributos da atividade incluem códigos de atividades, atividades predecessoras, atividades sucessoras, relacionamentos lógicos, antecipações e atrasos, recursos necessários, datas impostas, restrições e premissas.
Aumento do escopo / Scope Creep. Adição de recursos e funcionalidade (escopo do projeto) sem consideração dos efeitos sobre tempo, custos e recursos, ou sem a aprovação do cliente.

Autoridade / Authority.
O direito de aplicar recursos do projeto*, usar fundos, tomar decisões ou fornecer aprovações.

Autorização do trabalho / Work Authorization [Técnica].
Uma permissão e uma orientação, normalmente escrita, para iniciar o trabalho em uma atividade do cronograma, pacote de trabalho ou conta de controle específica. É um método de aprovação do trabalho do projeto para garantir que o trabalho será realizado pela organização identificada, no momento certo e na seqüência adequada.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License