Gerenciamento de RH (2/2)

A Figura 9-1 fornece uma visão geral dos processos de gerenciamento de recursos humanos do projeto e a Figura 9-2 fornece um fluxograma desses processos e de suas entradas e saídas, além de outros processos de área de conhecimento relacionados.

Esses processos interagem entre si e também com processos nas outras áreas de conhecimento. Cada processo pode envolver esforço de uma ou mais pessoas ou grupos de pessoas, dependendo das necessidades do projeto. Cada processo ocorre pelo menos uma vez em todos os projetos e também em uma ou mais fases do projeto, se ele estiver dividido em fases. Embora os processos estejam apresentados aqui como elementos distintos com interfaces bem definidas, na prática eles podem se sobrepor e interagir de maneiras não detalhadas aqui. Veja também: Interações entre processos.

A Figura 9-2 ilustra as principais formas de interação entre o gerenciamento de recursos humanos do projeto e outros processos do projeto. As seguintes situações são exemplos de interações que exigem planejamento adicional:

  • Depois que os membros da equipe inicial criam uma estrutura analítica do projeto, talvez seja necessário contratar ou mobilizar outros membros da equipe
  • Conforme outros membros da equipe do projeto são contratados ou mobilizados, seus níveis de experiência podem aumentar ou diminuir o risco do projeto, criando a necessidade de um planejamento de riscos adicional
  • Quando as durações das atividades são estimadas antes que todos os membros da equipe do projeto sejam conhecidos, os níveis reais de competência dos membros da equipe contratados ou mobilizados podem provocar mudanças nas durações das atividades e no cronograma.
Clique na imagem para ampliá-la
Figura 9-2. Fluxograma de processo do gerenciamento de recursos humanos do projeto

Observação: Não são mostradas todas as interações entre os processos nem todo o fluxo de dados entre eles.