Gerenciamento de Integração (continuação)

Os profissionais mais experientes em gerenciamento de projetos sabem que não existe uma maneira única de gerenciar um projeto. Eles aplicam o conhecimento, as habilidades e os processos de gerenciamento de projetos em diferentes ordens e graus de rigor para obter o desempenho desejado do projeto. No entanto, a percepção de que um processo específico não é necessário não significa que ele não deva ser abordado.

O gerente de projetos e a equipe do projeto precisam abordar todos os processos e o nível de implementação de cada processo deve ser determinado para cada projeto específico.

Se pensarmos nas outras atividades realizadas durante o término de um projeto, conseguiremos entender melhor a natureza integradora dos projetos e do gerenciamento de projetos. Por exemplo, algumas atividades realizadas pela equipe de gerenciamento de projetos poderiam ser:

  • Analisar e compreender o escopo. Isso inclui critérios, premissas, restrições e requisitos do produto e do projeto, além de outras influências relacionadas a um projeto, e como cada um deles será gerenciado ou abordado dentro do projeto.
  • Documentar critérios específicos dos requisitos do produto.
  • Compreender como transformar as informações identificadas em um plano de gerenciamento do projeto usando o Grupo de processos de planejamento descrito no Guia PMBOK®.
  • Preparar a estrutura analítica do projeto.
  • Tomar ações adequadas para que o projeto seja realizado de acordo com o plano de gerenciamento do projeto, com o conjunto planejado de processos integrados e com o escopo planejado.
  • Medir e monitorar o andamento, os processos e os produtos do projeto.
  • Analisar os riscos do projeto.

Entre os processos dos grupos de processos de gerenciamento de projetos, as ligações são freqüentemente iteradas. O Grupo de processos de planejamento fornece um plano de gerenciamento do projeto documentado ao Grupo de processos de execução no início do projeto e facilita as atualizações desse plano se ocorrerem mudanças conforme o projeto se desenvolve.

A integração trata principalmente da integração efetiva dos processos entre os grupos de processos de gerenciamento de projetos necessários para realizar os objetivos do projeto dentro dos procedimentos definidos da organização. Os processos de gerenciamento de projetos integradores incluem:

Desenvolver o termo de abertura do projeto

Desenvolvimento do termo de abertura do projeto que autoriza formalmente um projeto ou uma fase do projeto.

Desenvolver a declaração do escopo preliminar do projeto

Desenvolvimento da declaração do escopo preliminar do projeto que fornece uma descrição de alto nível do escopo.

Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto

Documentação das ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares em um plano de gerenciamento do projeto.

Orientar e gerenciar a execução do projeto

Execução do trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para atingir os requisitos do projeto definidos na declaração do escopo do projeto.

Monitorar e controlar o trabalho do projeto

Monitoramento e controle dos processos usados para iniciar, planejar, executar e encerrar um projeto para atender aos objetivos de desempenho definidos no plano de gerenciamento do projeto.

Controle integrado de mudanças

Revisão de todas as solicitações de mudança, aprovação de mudanças e controle de mudanças nas entregas e nos ativos de processos organizacionais.

Encerrar o projeto

Finalização de todas as atividades em todos os grupos de processos de gerenciamento de projetos para encerrar formalmente o projeto ou uma de suas fases.

anterior.GIF

Comentários

Adicionar um Novo Comentário
ou Entrar como usuário do Wikidot
(não será publicado)
- +