Gerenciamento de comunicações (3/3)

Um modelo básico de comunicação, mostrado na Figura 10-3, demonstra como as idéias ou informações são enviadas e recebidas entre duas partes, definidas como o emissor e o receptor. Os principais componentes do modelo incluem:

  • Codificar. Traduzir pensamentos ou idéias para uma linguagem que seja entendida pelas outras pessoas.
  • Mensagem. A saída da codificação.
  • Meio físico. O método usado para transmitir a mensagem.
  • Ruído. Tudo o que interfere na transmissão e no entendimento da mensagem (por exemplo, a distância).
  • Decodificar. Traduzir a mensagem de volta para pensamentos ou idéias significativos.

Inerente ao modelo mostrado na Figura 10-3 está uma ação para reconhecer uma mensagem. O reconhecimento significa que o receptor sinaliza o recebimento da mensagem, mas não necessariamente a concordância com ela. Outra ação é a resposta a uma mensagem, que significa que o receptor decodificou, entende e está respondendo à mensagem.

Clique na imagem para ampliá-la
Figura 10-3. Comunicação ­ Modelo básico

Os componentes do modelo de comunicações precisam ser considerados na discussão das comunicações do projeto. O uso desses componentes para se comunicar de forma eficaz com as partes interessadas no projeto envolve vários desafios. Considere uma equipe multinacional de projetos altamente técnica. A comunicação bem-sucedida de um conceito técnico de um membro da equipe para outro membro da equipe em um país diferente pode envolver a codificação da mensagem na linguagem adequada, o envio da mensagem usando várias tecnologias e a decodificação dessa mensagem pelo receptor. Qualquer ruído introduzido no caminho irá comprometer o significado original da mensagem. Uma deterioração das comunicações pode ter impacto negativo no projeto.