Gerenciamento de aquisições (3/3)

O fornecedor normalmente irá gerenciar o trabalho como um projeto se a aquisição não for apenas de material, bens ou produtos comuns. Nesses casos:

  • O comprador torna-se o cliente e, portanto, é uma importante parte interessada do projeto para o fornecedor
  • A equipe de gerenciamento de projetos do fornecedor está preocupada com todos os processos de gerenciamento de projetos, não apenas com os dessa área de conhecimento
  • Os termos e condições do contrato tornam-se entradas importantes para muitos processos de gerenciamento do fornecedor. O contrato pode realmente conter as entradas (por exemplo, principais entregas, marcos importantes, objetivos de custo) ou pode limitar as opções da equipe do projeto (por exemplo, muitas vezes é necessária a aprovação pelo comprador de decisões relativas à formação de pessoal em projetos de design).

Este capítulo considera que o comprador de itens para o projeto pertence à equipe do projeto e que o fornecedor é externo à equipe do projeto. Essa relação será verdadeira se a organização executora for o fornecedor de um projeto para um cliente. Essa relação também será verdadeira se a organização executora for o comprador de outros vendedores ou fornecedores de produtos, serviços, resultados ou componentes de subprojetos usados em um projeto.

Este capítulo considera que uma relação contratual formal é desenvolvida e existe entre o comprador e o fornecedor. No entanto, a maior parte dos assuntos discutidos neste capítulo se aplica igualmente a acordos formais não-contratuais assinados com outras unidades das organizações da equipe do projeto.

Clique na imagem para ampliá-la
Figura 12-2. Fluxograma de processo do gerenciamento de aquisições do projeto

Observação: Não são mostradas todas as interações entre os processos nem todo o fluxo de dados entre eles.