Plano de gerenciamento de pessoal

O plano de gerenciamento de pessoal, um subconjunto do plano de gerenciamento do projeto, descreve quando e como serão atendidos os requisitos de recursos humanos. O plano de gerenciamento de pessoal pode ser formal ou informal, bem detalhado ou genérico, dependendo das necessidades do projeto. O plano é continuamente atualizado durante o projeto para orientar o recrutamento e a seleção de membros da equipe em andamento e ações de desenvolvimento. As informações no plano de gerenciamento de pessoal variam de acordo com a área de aplicação e o tamanho do projeto, mas os itens a serem considerados incluem:

  • Recrutamento e seleção. Diversas questões surgem durante o planejamento de recrutamento e seleção de membros da equipe do projeto. Por exemplo, os recursos humanos virão de dentro da organização ou de fontes externas contratadas? Os membros da equipe precisarão trabalhar em um local centralizado ou poderão trabalhar em locais distantes? Quais são os custos associados a cada nível de especialização necessário para o projeto? Quanta assistência o departamento de recursos humanos da organização pode oferecer à equipe de gerenciamento de projetos?
  • Tabela de horários. O plano de gerenciamento de pessoal descreve os prazos necessários para os membros da equipe do projeto, individual ou coletivamente, e também quando as atividades de recrutamento e seleção devem ser iniciadas. Uma ferramenta para representar graficamente os recursos humanos é um histograma de recursos . Esse gráfico de barras ilustra o número de horas em que uma pessoa, um departamento ou toda a equipe do projeto será necessária a cada semana ou mês durante o projeto. O gráfico pode incluir uma linha horizontal que representa o número máximo de horas disponíveis a partir de um recurso específico. As barras que se estendem além do número máximo de horas disponíveis identificam a necessidade de uma estratégia de nivelamento de recursos, como a inclusão de mais recursos ou a ampliação do cronograma. Um exemplo de histograma de recursos é ilustrado na Figura 9-6.
figura9.2.JPG
Figura 9-6. Histograma de recursos ilustrativo
  • Critérios de liberação. A determinação do método e do momento de liberação de membros da equipe beneficia tanto o projeto quanto os membros da equipe. Quando os membros da equipe são liberados de um projeto no momento ideal, é possível eliminar os pagamentos feitos para pessoas que concluíram as tarefas sob sua responsabilidade e reduzir os custos. O moral da equipe é melhor quando transições suaves para futuros projetos já estiverem planejadas.
  • Necessidades de treinamento. Se não for esperado que os membros da equipe a serem designados tenham as competências exigidas, será possível desenvolver um plano de treinamento como parte do projeto. O plano também pode incluir maneiras de ajudar os membros da equipe a obter certificações que beneficiariam o projeto.
  • Reconhecimento e premiações. Critérios claros para premiações e um sistema planejado para sua utilização irão promover e reforçar os comportamentos desejados. Para que sejam eficazes, o reconhecimento e as premiações devem se basear em atividades e desempenho sob controle de uma pessoa. Por exemplo, um membro da equipe que deve ser premiado por atender aos objetivos de custos deve ter um nível adequado de controle sobre decisões que afetam despesas. A criação de um plano com momentos estabelecidos para premiações garante que o reconhecimento ocorrerá e que não será esquecido. O reconhecimento e as premiações são concedidos como parte do processo Desenvolver a equipe do projeto.
  • Conformidade. O plano de gerenciamento de pessoal pode incluir estratégias para atender a regulamentos governamentais, acordos sindicais e outras políticas de recursos humanos estabelecidas aplicáveis.
  • Segurança. Políticas e procedimentos que protegem os membros da equipe de perigos para a segurança podem ser incluídos no plano de gerenciamento de pessoal e também no registro de riscos.

Referências:

Comentários