Critérios de avaliação

Os critérios de avaliação são desenvolvidos e usados para classificar ou pontuar propostas. Eles podem ser objetivos (por exemplo, “O gerente de projetos proposto precisa ser um Profissional de gerenciamento de projetos, PMP®, certificado”) ou subjetivos (por exemplo, “O gerente de projetos proposto precisa ter experiência anterior documentada com projetos semelhantes”). Os critérios de avaliação muitas vezes são incluídos como parte dos documentos de aquisição.
Os critérios de avaliação poderão ficar limitados ao preço de aquisição se o item de aquisição estiver prontamente disponível a partir de diversos fornecedores aceitáveis. O preço de compra neste contexto inclui o custo do item e também despesas secundárias, como entrega.
Outros critérios de seleção podem ser identificados e documentados para dar suporte a uma avaliação de um produto ou serviço mais complexo. Por exemplo:

  • Entendimento da necessidade. A proposta do fornecedor aborda satisfatoriamente a declaração do trabalho do contrato?
  • Custo total ou do ciclo de vida. O fornecedor selecionado produzirá o menor custo total (custo de compra mais custo operacional)?
  • Capacidade técnica. O fornecedor possui, ou é razoável esperar que ele adquira, as habilidades e o conhecimento técnicos necessários? * Abordagem de gerenciamento. O fornecedor possui, ou é razoável esperar que ele desenvolva, os processos e procedimentos de gerenciamento para garantir um projeto bem-sucedido?
  • Abordagem técnica. As soluções, serviços, técnicas e metodologias técnicas propostos do fornecedor atendem aos requisitos da documentação de aquisição ou provavelmente fornecerão mais que os resultados esperados?
  • Capacidade financeira. O fornecedor possui, ou é razoável esperar que ele obtenha, os recursos financeiros necessários?
  • Interesse e capacidade de produção. O fornecedor tem interesse e capacidade para atender aos possíveis requisitos futuros?
  • Tamanho e tipo do negócio. A empresa do fornecedor atende a um tipo ou tamanho específico de negócios, como microempresa, empresa dirigida por mulheres ou microempresa dirigida por pessoas desprivilegiadas, conforme definido pelo comprador ou estabelecido por agências governamentais e definido como condição para a concessão de um contrato?
  • Referências. O fornecedor pode fornecer referências de clientes anteriores que confirmem sua experiência de trabalho e sua conformidade com os requisitos contratuais?
  • Direitos de propriedade intelectual. O fornecedor reivindica direitos de propriedade intelectual nos serviços ou processos de trabalho que utilizará ou nos produtos que irá produzir para o projeto?

Referências:

Comentários