F&T: Análise dos requisitos das comunicações

Para planejamento-das-comunicacoes
A análise dos requisitos das comunicações resulta na soma das necessidades de informações das partes interessadas no projeto. Esses requisitos são definidos combinando o tipo e o formato das informações necessárias com uma análise do valor dessas informações. Os recursos do projeto são gastos somente na comunicação das informações que contribuem para o sucesso ou nos pontos em que uma falta de comunicação pode conduzir ao fracasso. Isso não significa que "más notícias" não devam ser compartilhadas; a intenção é simplesmente evitar sobrecarregar as partes interessadas com minúcias.
O gerente de projetos deve considerar o número de canais ou caminhos de comunicação possíveis como um indicador da complexidade das comunicações em um projeto.
O número total de canais de comunicação é n(n-1)/2, em que n = número de partes interessadas. Assim, um projeto com 10 partes interessadas possui 45 canais de comunicação possíveis. Um componente importante do planejamento das comunicações do projeto, portanto, é determinar e limitar quem se comunicará com quem e quem receberá quais informações. As informações normalmente necessárias para determinar os requisitos das comunicações do projeto incluem:

  • Organogramas
  • A organização do projeto e as relações das responsabilidades entre as partes interessadas Disciplinas, departamentos e áreas de especialização envolvidos no projeto
  • Logística de quantas pessoas serão envolvidas no projeto e em que locais Necessidades internas de informações (por exemplo, a comunicação nas organizações)
  • Necessidades externas de informações (por exemplo, a comunicação com as contratadas ou com os meios de comunicação)
  • Informações sobre as partes interessadas.
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License